Pesquisar no site

Contactos

www.cursopraticoarduino.pt

miguel-vieira97@hotmail.com

Arduino Pro

O Arduino Pro é uma placa de microcontrolador baseado no ATmega168 ( datasheet ) ou ATmega328 ( datasheet ). O Pro vem em ambos 3.3V / 8 MHz 5V / 16 e MHz versões. Dispõe de 14 pinos digitais de entrada / saída (dos quais 6 podem ser usados ​​como saídas PWM), 6 entradas analógicas, uma tomada de energia da bateria, um interruptor de alimentação, um botão de reset, e furos para a montagem de uma tomada de energia, um cabeçalho ICSP e pin headers. Um cabeçalho de seis pinos pode ser conectado a um cabo FTDI ou placa fuga Sparkfun para fornecer energia USB e comunicação para o conselho.

O Arduino Pro é destinado para instalação semi-permanente em objetos ou exposições. A placa vem sem cabeçalhos de pré-montado, permitindo o uso de vários tipos de conectores ou de solda directa de fios. A pinagem é compatível com escudos Arduino. As versões 3.3V do PRO pode ser alimentado com uma bateria.

O Arduino Pro foi projetado e fabricado pela SparkFun Electronics.

Esquemática e Referência projeto

Arquivos EAGLE: arduino-pro-reference-design.zip

Diagrama: Arduino-Pro-schematic.pdf

Resumo

Microcontrolador ATmega168 ou ATmega328
Tensão operacional 3.3V ou 5V
Tensão de entrada 3.35 -12 V (versões 3.3V) ou 5 - 12 V (versões 5V)
Digital pinos I / O 14 (dos quais 6 fornecer saída PWM)
Pinos de entrada analógica 6
Corrente DC por I / O Pin 40 mA
Memória flash 16 KB ( ATmega168 ) ou 32KB ( ATmega328 ), dos quais 2 KB utilizado por bootloader
SRAM 1 KB ( ATmega168 ) ou 2 KB ( ATmega328 )
EEPROM 512 bytes ( ATmega168 ) ou 1 KB ( ATmega328 )
Velocidade do relógio MHz (versões 3.3V) ou 16 MHz (5V versões)

Poder

O Arduino Pro pode ser alimentado através do conector USB, com uma bateria, ou com uma fonte de alimentação externa. A tomada de energia da bateria é um cabeçalho JST. Uma tomada de poder por uma fonte externa pode ser soldada à placa.

Os pinos de energia são os seguintes:

  • VIN. A tensão fornecida à placa de uma bateria ou tomada de energia DC (de acordo com a posição do interruptor).Você pode fornecer tensão por este pino, ou, se o fornecimento de tensão através de uma bateria ou fonte de alimentação DC, acessá-lo através deste pino.
  • VCC. A fonte de alimentação regulada no tabuleiro. Isto vem a partir da bateria ou fonte de alimentação DC através do regulador, ou a partir do conversor de série USB-to-TTL.
  • GND. Pinos de terra.

Memória

ATmega168 tem 16 KB de memória flash para armazenamento de código (dos quais 2 KB é usado para o bootloader).Tem 1 KB de SRAM e 512 bytes de EEPROM (que podem ser lidos e escritos com a biblioteca EEPROM ). ATmega328 tem 32 KB de flash, 2 KB de SRAM e 1 KB de EEPROM.

Entrada e saída

Cada um dos 14 pinos digitais do Pro pode ser usado como uma entrada ou saída, usando pinMode () , digitalWrite () , edigitalRead () funções. Eles operam a 3,3 volts. Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40 mA e tem um resistor pull-up interno (desconectado por padrão) de 20-50 kOhms. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:

  • Serial: 0 (RX) e 1 (TX). Utiliza-se para recepção (RX) e transmitir os dados em série (TX) TTL. Estes pinos são conectados aos TX-0 e RX-1 pinos de cabeçalho de seis pinos.
  • Interrupções externas: 2 e 3. Estes pinos podem ser configurados para disparar uma interrupção por um valor baixo, uma borda de subida ou queda, ou uma mudança de valor. Veja a attachInterrupt () função para obter detalhes.
  • PWM: 3, 5, 6, 9, 10, e 11. Fornecer saída PWM de 8 bits com a analogWrite () função.
  • SPI:. 10 (SS), 11 (MOSI), 12 (MISO), 13 (SCK) Estes pinos suportam comunicação SPI, que, embora fornecido pelo hardware subjacente, não está incluída na linguagem Arduino.
  • LED: 13. Há um built-in LED conectado ao pino digital 13. Quando o pino é de alto valor, o LED está ligado, quando o pino é baixo, ele está fora.

O Pro tem 6 entradas analógicas, cada uma das quais com 10 bits de resolução (ie 1024 valores diferentes). Por padrão elas medem de a VCC, porém, é possível mudar a extremidade superior da sua gama usando o pino AREF e um código de baixo nível. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:

  • 2 C: 4 (SDA) e 5 (SCL). Apoio I 2 C (TWI) a comunicação usando o biblioteca Wire .

Há um par de outros pinos na placa:

  • AREF. Tensão de referência para as entradas analógicas. Usado com analogReference ().
  • Repor. Traga esta linha baixa para repor o microcontrolador. Tipicamente usado para adicionar um botão de reposição para shields que bloqueiam o que há na placa.

Veja também o mapeamento entre os pinos do Arduino e as portas ATmega168 .

Comunicação

O Arduino Pro tem uma série de facilidades para se comunicar com um computador, outro Arduino ou outros microcontroladores. ATmega168 e ATmega328 fornecer comunicação serial UART TTL, que está disponível nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX). O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviadas de e para a placa Arduino através de uma conexão USB.

biblioteca SoftwareSerial permite comunicação serial em qualquer um dos pinos digitais do Pro.

ATmega168 e ATmega328 também suportam I2C (TWI) e comunicação SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do I2C bus; ver a documentação para mais detalhes. Para usar a comunicação SPI, consulte oATmega168 ou ATmega328 folha de dados.

Programação

O Arduino Pro pode ser programado com o software Arduino ( de download ). Para mais detalhes, consulte a referência etutoriais .

Os ATmega168 ou ATmega328 no Arduino Pro vem preburned com um bootloader que permite o envio de novos códigos sem o uso de um programador de hardware externo. Ele se comunica usando o original STK500 protocolo ( de referênciaarquivos de cabeçalho C ).

Você também pode ignorar o bootloader e programar o ATmega168 ou ATmega328 através do (Programação Serial In-Circuit) cabeçalho ICSP; veja estas instruções para obter detalhes.

Automática (Software) Redefinir

Em vez de exigir uma imprensa física do botão de reset antes de um upload, o Arduino Pro é projetado de uma maneira que permite que ele seja reposto por software rodando em um computador conectado. Um dos pinos no cabeçalho de seis pinos está ligado à linha de reset dos ATmega168 ou ATmega328 através de um condensador 100 nanofarad. Este pino se conecta a uma das linhas de controle de fluxo de hardware do conversor USB para serial conectado ao cabeçalho: RTS quando se utiliza um cabo FTDI, DTR quando utilizar a placa de fuga Sparkfun. Quando esta linha é afirmado (tomada baixo), a linha de reset cai o tempo suficiente para repor o chip. O software Arduino usa esse recurso para permitir que você envie código, simplesmente pressionando o botão de upload no ambiente Arduino. Isto significa que o carregador de arranque pode ter um tempo de espera mais curtos, como a descida da linha de reposição pode ser bem coordenado com o início do carregamento.

Esta configuração tem outras implicações. Quando o Pro está conectado a um computador com Mac OS X ou Linux, ele redefine a cada vez que uma conexão é feita com o software (via USB). Para o seguinte meio segundo ou assim, o bootloader está em execução no Pro. Enquanto ele é programado para ignorar os dados malformados (ou seja, qualquer coisa além de um upload de novo código), ele irá interceptar os primeiros bytes de dados enviados para o conselho depois que uma conexão é aberta. Se um programa rodando na placa recebe configuração de uma só vez ou outros dados quando ele começa a, certifique-se de que o software com o qual ele se comunica espera um segundo depois de abrir a conexão e antes de enviar esses dados.

Características físicas

O comprimento máximo e largura da Pro PCB são de 2,05 e 2,10 polegadas respectivamente, com o cabeçalho de seis pinos e interruptor de alimentação que se estende ligeiramente além dos limites. Quatro furos permitem que a placa para ser ligado a uma superfície ou caso. Note-se que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160 mil (0,16 "), e não um múltiplo do espaçamento de 100 milésimos de polegada os outros pinos.