Pesquisar no site

Contactos

www.cursopraticoarduino.pt

miguel-vieira97@hotmail.com

Arduino Fio

O Arduino Fio é uma placa de microcontrolador baseado no ATmega328P ( folha de dados ) é executado em 3.3V e 8MHz . Dispõe de 14 pinos digitais de entrada / saída (dos quais 6 podem ser usados ​​como saídas PWM), 8 entradas analógicas, um ressonador on-board, um botão de reset e buracos para a montagem de pin headers. Ele tem conexões para uma bateria de polímero de lítio e inclui um circuito de carga ao longo do USB. Um XBee soquete está disponível na parte inferior da placa.

O Arduino Fio é destinado para aplicações sem fio. O usuário pode enviar esboços com um um cabo FTDI ou placa fuga Sparkfun. Além disso, usando um USB-to-modificado XBee adaptador como XBee Explorador USB, o usuário pode carregar desenhos sem fio. A placa vem sem cabeçalhos de pré-montado, permitindo o uso de vários tipos de conectores ou de solda directa de fios.

O Arduino Fio foi projetado por Shigeru Kobayashi e SparkFun Electronics, e fabricado pela SparkFun Electronics.

Esquemática e Referência projeto

Arquivos EAGLE: arduino-fio-reference-design.zip

Diagrama: Arduino-Fio-schematic.pdf

Resumo

Microcontrolador ATmega328P
Tensão operacional 3.3V
Tensão de entrada 3.35 -12 V
Tensão de entrada para carga 3,7-7 V
Digital pinos I / O 14 (dos quais 6 fornecer saída PWM)
Pinos de entrada analógica 8
Corrente DC por I / O Pin 40 mA
Memória flash 32 KB (dos quais 2 KB utilizado por bootloader)
SRAM 2 KB
EEPROM 1 KB
Velocidade do relógio MHz
Largura 28 mm
Comprimento 65 mm
weigth 9 g

Poder

O Arduino Fio pode ser alimentado com um cabo FTDI ou placa de fuga ligada às suas seis pin headers (conforme marcado no lado inferior), ou com uma fonte de 3.3V regulamentado no pino 3V3 ou uma bateria de polímero de lítio nos pinos de morcego.

Os pinos de energia são os seguintes:

  • BAT. Para fornecer uma bateria de polímero de lítio para o conselho.
  • 3V3. Os regulamentados pinos de abastecimento de 3.3 volts.
  • GND. Pinos de terra.

Memória

ATmega328P tem 32 KB de memória flash para armazenamento de código (dos quais 2 KB é usado para o bootloader).Tem 2 KB de SRAM e 1 KB de EEPROM (que pode ser lido e escrito com a biblioteca EEPROM ).

Entrada e saída

Cada um dos 14 pinos digitais na FIO pode ser usado como uma entrada ou saída, usando pinMode () , digitalWrite () , edigitalRead () funções. Eles operam a 3,3 volts. Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40 mA e tem um resistor pull-up interno (desconectado por padrão) de 20-50 kOhms. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:

  • Serial: RXI (D0) e TXO (D1). Utilizado para receber (RX) e transmitir dados seriais (TX) TTL. Estes pinos são conectados aos pinos DOUT e barulho da XBee tomada para modem.
  • Interrupções externas: 2 e 3. Estes pinos podem ser configurados para disparar uma interrupção por um valor baixo, uma borda de subida ou queda, ou uma mudança de valor. Veja a attachInterrupt () função para obter detalhes.
  • PWM: 3, 5, 6, 9, 10, e 11. Fornecer saída PWM de 8 bits com a analogWrite () função.
  • SPI:. 10 (SS), 11 (MOSI), 12 (MISO), 13 (SCK) Estes pinos suportam comunicação SPI, que, embora fornecido pelo hardware subjacente, não está incluída na linguagem Arduino.
  • LED: 13. Há um built-in LED conectado ao pino digital 13. Quando o pino é de alto valor, o LED está ligado, quando o pino é baixo, ele está fora.

O Fio tem 8 entradas analógicas, cada uma das quais com 10 bits de resolução (ie 1024 valores diferentes). As entradas analógicas medida a partir do solo para Vcc. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:

  • 2 C: 4 (SDA) e 5 (SCL). Apoio I 2 C (TWI) a comunicação usando o biblioteca Wire .

Há dois outros pinos na placa:

  • AREF. Tensão de referência para as entradas analógicas. Usado com analogReference () .
  • DTR. Traga esta linha baixa para repor o microcontrolador. Tipicamente usado para adicionar um botão de reposição para shields que bloqueiam o que há na placa.

Há também 8 furos unsoldered no quadro:

  • BAT + e MTD -. Para ser ligado a uma bateria. Normalmente usado quando você não quiser conectar uma bateria para o conector da bateria.
  • CHG 5V e CHG -. Para ser conectado a cobrar terminais. Tipicamente usado para adicionar um conector externo para carregar.
  • SW. Conectado ao interruptor de alimentação na placa. Tipicamente usado para adicionar um interruptor de alimentação externa.
  • CTS. Conectado ao # CTS / DIO7 pino do XBee socket. Normalmente utilizado para fazer o controle de sono por umXBee modem.
  • DTR. Conectado ao # DTR / SLEEP_RQ / DI8 pino do XBee socket. Normalmente utilizado para fazer o controle de sono por um XBee modem.

Veja também o mapeamento entre os pinos do Arduino e as portas ATmega328P .

Comunicação

O Arduino Fio tem uma série de facilidades para se comunicar com um computador, outro Arduino ou outros microcontroladores. ATmega328P fornece comunicação serial UART TTL, que está disponível nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX). O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviadas de e para a placa Arduino Fio através de uma conexão serial externo. Recomendamos o uso de um cabo FTDI Basic ou FTDI. A bordo do conector mini-USB só é usado para carregar e não permite a comunicação serial.

biblioteca SoftwareSerial permite comunicação serial em qualquer um dos pinos digitais do Fio.

ATmega328P também suporta I2C (TWI) e comunicação SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do I2C bus; ver a referência para obter detalhes. Para usar a comunicação SPI, consulte o ATmega328Pfolha de dados.

Características físicas

As dimensões da placa de circuito impresso Fio são de aproximadamente 1,1 "x 2,6".

Páginas relacionadas

O Arduino Fio pode ser programado sem fio ao longo de sua XBee rádio. Veja a programação Arduino Fio página para os detalhes.

Porque o Fio comunica através XBee rádios, as seguintes dicas Sketch-escrita irá ajudá-lo a evitar erros inesperados.