Pesquisar no site

Contactos

www.cursopraticoarduino.pt

miguel-vieira97@hotmail.com

Arduino Esplora

O Arduino Esplora é uma placa de derivado do Arduino Leonardo . O Esplora difere de todas as placas Arduino anteriores na medida em que fornece uma série de conjunto de built-in, pronto-a-uso de sensores a bordo de interação. Ele foi projetado para pessoas que querem se levantar e correr com Arduino sem ter que aprender sobre o sistema eletrônico em primeiro lugar. Para uma introdução passo-a-passo para o Esplora, veja a Introdução ao Esplora guia.

O Esplora tem som e luz saídas, e vários sensores de entrada, incluindo um joystick, um controle deslizante, um sensor de temperatura, um acelerômetro, um microfone e um sensor de luz a bordo. Ele também tem o potencial para expandir sua capacidade com dois conectores de entrada e saída TINKERKIT, e um soquete para um ecrã LCD TFT a cores.

Como a placa de Leonardo, o Esplora usa um Atmega32U4 microcontrolador AVR com 16 MHz cristal oscilador e uma conexão micro USB capaz de agir como um dispositivo cliente USB, como um mouse ou um teclado.

No canto superior esquerdo da placa existe um botão de reset, que você pode usar para reiniciar a placa. Há quatro LEDs de estado:

  • ON [green] indica se a placa está recebendo alimentação de energia
  • L [amarelo] conectado diretamente ao microcontrolador, acessível através do pino 13
  • RX e TX [amarelo] indica os dados que estão sendo transmitidos ou recebidos através da comunicação USB

A placa contém tudo o necessário para apoiar o microcontrolador; basta conectá-lo a um computador com um cabo USB para começar.

O Esplora foi construído com a comunicação USB; ele pode aparecer para um computador conectado como um mouse ou teclado, além de um (CDC) porta virtual de série / COM. Este tem outras implicações para o comportamento do conselho; estas são detalhadas na página de Introdução .

 

Inspire-se
Descubra alguns projectos Arduino Esplora destaque do Arduino Projeto Hub , a nossa plataforma tutorial.

 

Resumo

Microcontrolador ATmega32u4
Tensão operacional 5V
Memória flash 32 KB, dos quais 4 KB usados ​​por bootloader
SRAM 2,5 kb
EEPROM 1 KB
Velocidade do relógio 16 MHz
Comprimento 164.04 mm
Largura 60 milímetros
Peso 53 g

Esquemática e Referência projeto

Arquivos Eagle: Anexar: arduino-esplora-reference-design.zip
esquemática: Anexar: arduino-esplora-schematic.pdf

Memória

ATmega32u4 tem 32 KB (com 4 KB utilizado para o bootloader). Ele também tem 2,5 kb de SRAM e 1 KB de memória EEPROM (o qual pode ser lido e escrito com a biblioteca EEPROM).

Entrada e saída:

O design do conselho Esplora recorda projeto gamepad tradicional com um joystick analógico à esquerda e quatro botões à direita.

O Esplora tem as seguintes entradas e saídas de bordo:

  • Joystick analógico com centro de botão dois eixos (X e Y) e um botão central.
  • 4 botões de pressão dispostos em um padrão de diamante.
  • Potenciômetro linear controle deslizante na parte inferior da placa.
  • Microfone para obter o loudness (amplitude) do ambiente circundante.
  • Sensor de luz para tirar o brilho.
  • O sensor de temperatura lê a temperatura ambiente
  • Três eixos acelerômetro mede a relação do conselho para a gravidade em três eixos (X, Y e Z)
  • Buzzer pode produzir quadrados-ondas.
  • RGB levou LED brilhante com vermelho verde e elementos azuis para a mistura de cores.
  • TINKERKIT Entradas para conectar os TINKERKIT módulos de sensor com os conectores de 3 pinos.
  • TINKERKIT saídas para conectar os TINKERKIT módulos atuador com os conectores de 3 pinos.
  • Conector de display TFT conector para uma tela opcional cor LCD, cartão SD ou outros dispositivos que usam o protocolo SPI.

A fim de utilizar o número total de sensores disponíveis, a placa utiliza um multiplexador analógico. Isso significa uma única entrada analógica do microcontrolador é compartilhada entre todos os canais de entrada (exceto o acelerômetro de 3 eixos). Quatro pinos do microcontrolador adicionais escolher qual canal de ler.

Comunicação

O Leonardo da Esplora tem uma série de facilidades para se comunicar com um computador, outro Arduino ou outros microcontroladores. ATmega32U4 fornece comunicação serial (CDC) através de USB e aparece como uma porta virtual para o software no computador. O chip também age como um dispositivo full speed USB 2.0, usando drivers USB COM padrão. No Windows, um arquivo .inf é necessária. O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviadas de e para a placa Arduino. Os RX e TX LEDs na placa pisca quando os dados estão sendo transmitidos através da ligação USB ao computador.

ATmega32U4 também suporta comunicação SPI, que pode ser acessado através da biblioteca SPI.

O Esplora pode aparecer como um teclado e mouse genérico, e pode ser programado para controlar esses dispositivos de entrada, utilizando os teclado e mouse bibliotecas.

Programação

O Esplora pode ser programado com o software Arduino (download). Selecione "Arduino Esplora" a partir do menu Ferramentas> Board. Para mais detalhes, consulte a página de Introdução .

Os ATmega32U4 no Arduino Esplora vem preburned com um bootloader que permite o envio de novos códigos sem o uso de um programador de hardware externo. Comunica-se usando o AVR109 protocolo.

Você também pode ignorar o bootloader e programar o microcontrolador através do cabeçalho ICSP (In-Circuit Serial Programming); veja estas instruções para obter detalhes.

Biblioteca Esplora

Para facilitar esboços de escrita para o Esplora, há uma biblioteca dedicada que contém métodos para leitura dos sensores e escrita para as saídas de bordo.

A biblioteca oferece métodos de alto nível, que fornecem dados pré-processados, como graus Fahrenheit ou Celsius a partir do sensor de temperatura. Ele também permite fácil acesso às saídas, como valores escrito ao LED RGB.

Visite a biblioteca Esplora página de referência para ver a documentação completa da biblioteca e exemplos.

Automática (Software) Reset e Bootloader Iniciação

Em vez de exigir uma imprensa física do botão de reset antes de um upload, o Esplora foi concebido de uma forma que permite que ele seja reposto por software rodando em um computador conectado. A reposição é acionado quando (CDC) porta virtual de série / COM da Esplora é aberta em 1200 de transmissão e, em seguida, fechado. Quando isso acontece, o processador irá repor, quebrando a conexão USB para o computador (o que significa que a porta serial / COM virtual irá desaparecer). Após a reinicialização do processador, o bootloader for iniciado, permanecendo ativa por cerca de 8 segundos. O bootloader também pode ser iniciada pressionando o botão de reset na Esplora. Note-se que quando a placa primeiros poderes, ele irá pular direto para o esboço do usuário, se presente, em vez de iniciar o bootloader.

Devido à forma como o Esplora lida redefinir é melhor deixar o try software Arduino para iniciar a reposição antes de enviar, especialmente se você tem o hábito de pressionar o botão de reset antes de carregar em outras placas. Se o software não pode reiniciar a placa você sempre pode iniciar o bootloader pressionando o botão de reset na placa.

Proteção de sobrecorrente USB

O Esplora tem uma POLYFUSE reajustável que protege portas USB do seu computador a partir de shorts e sobrecorrente.Embora a maioria dos computadores fornecem sua própria proteção interna, o fusível fornece uma camada extra de proteção. Se houver mais de 500 mA é aplicada à porta USB, o fusível romper automaticamente a conexão até a curto ou a sobrecarga é retirada.

Características físicas

O comprimento e a largura máximas do PCB Esplora são 6,5 e 2,4 polegadas, respectivamente, com as USB e TINKERKITconectores que se estende para além da última dimensão. Quatro furos permitem que a placa para ser ligado a uma superfície ou caso.