Pesquisar no site

Contactos

www.cursopraticoarduino.pt

miguel-vieira97@hotmail.com

Arduino Due

O Arduino Due é uma placa de microcontrolador baseado na CPU Atmel SAM3X8E ARM Cortex-M3 . Esta é a primeira placa Arduino com base num núcleo de 32 bits ARM microcontrolador. Ele tem 54 pinos digitais de entrada / saída (dos quais 12 podem ser usados ​​como saídas PWM), 12 entradas analógicas, 4 UARTs (portas seriais de hardware), um relógio de 84 MHz, uma conexão capaz OTG USB, 2 DAC (digital para analógico) , 2 TWI, uma tomada de poder, um cabeçalho SPI, um cabeçalho JTAG, um botão de reset e um botão de apagamento.
Aviso: Ao contrário da maioria placas Arduino, a placa Arduino Devido funciona a 3.3V. A tensão máxima de que os / O pins eu posso tolerar é 3.3V. A aplicação de tensões maior que 3,3V a qualquer pino I / O poderia danificar a placa.
A placa contém tudo o necessário para apoiar o microcontrolador; basta conectá-lo a um computador com um cabo micro-USB ou ligá-lo com um adaptador AC-CC ou bateria para começar. O Due é compatível com todos os escudos Arduino que trabalham em 3.3V e são compatíveis com o 1.0 Arduino pinagem.
O Due segue a pinagem 1.0:
TWI : SDA e SCL pinos que estão perto de o pino AREF.
IOREF : permite que um escudo anexado com a configuração adequada para se adaptar à tensão fornecida pelo conselho. Isso permite compatibilidade escudo com uma placa de 3.3V como as placas baseadas em AVR Due e que operam em 5V.
Um pino desconectado, reservado para uso futuro.
Você pode encontrar as informações de garantia placa aqui .
Começando
Na seção Introdução , você pode encontrar todas as informações que você precisa para configurar sua placa, use o software Arduino (IDE) , e começar a mexer com a codificação e eletrônica.
Preciso de ajuda?
No Software sobre o Fórum Arduino
Em projetos no Fórum Arduino
No próprio produto através de nosso Atendimento ao Cliente
Inspire-se
À procura de ideias? Use o seu Arduino Devido com um protetor Motor Arduino neste tutorial , fazer um gerador de forma de onda simples usando o Arduino Due e suas características DAC e um leitor de áudio simples . Descubra mais projectos Arduino Due destaque do Arduino Projeto Hub , a nossa plataforma tutorial:
  
especificações técnicas
AVR Arduino microcontrolador
microcontrolador AT91SAM3X8E
Tensão operacional 3.3V
Tensão de entrada (recomendado) 7-12V
Tensão de entrada (limites) 6-16V
Digital pinos I / O 54 (dos quais 12 fornece uma saída de PWM)
Pinos de entrada analógica 12
Saída analógica Pinos 2 (DAC)
Corrente total de saída DC em todas as linhas de I / O 130 mA
Corrente DC 3.3V para Pin 800 mA
Corrente DC de 5V Pin 800 mA
Memória flash todos os 512 KB disponível para os aplicativos do usuário
SRAM 96 KB (dois bancos: 64KB e 32KB)
Velocidade do relógio 84 MHz
Comprimento 101.52 mm
Largura 53,3 mm
Peso 36 g
Documentação
SST: Schematics
Arduino Due é hardware livre! Você pode construir sua própria placa com os seguintes arquivos:
PDFSCHEMATICS 
em formato .pdf  ÁGUIAARQUIVO EAGLE 
IN .ZIP
ARM Principais benefícios
Um núcleo de 32 bits, que permite operações em 4 bytes de dados de largura dentro de um relógio da CPU única. (para mais informações, vá para o tipo int página).
Relógio da CPU em 84Mhz.
96 Kbytes de SRAM.
512 Kbytes de memória Flash para o código.
Um controlador de DMA, que pode aliviar a CPU de fazer tarefas que consomem muita memória.
Poder
O Arduino Devido pode ser alimentado através do conector USB ou com uma fonte de alimentação externa. A fonte de alimentação é selecionada automaticamente.
(Não-USB) de energia externa pode vir com um adaptador AC-CC (parede-verruga) ou a bateria. O adaptador pode ser ligado, ligando um plug 2,1 milímetros de centro-positivo à tomada de alimentação do tabuleiro. Leads de uma bateria podem ser inseridos nas GND e Vin cabeçalhos dos pinos do conector POWER.
A placa pode operar com uma fonte externa de 6 a 20 volts. Se fornecido com menos de 7V, no entanto, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts e do conselho pode ser instável. Se usar mais de 12V, o regulador de tensão pode superaquecer e danificar a placa. O intervalo recomendado é de 7 a 12 volts.
Os pinos de energia são os seguintes:
Vin. A tensão de entrada para a placa Arduino quando ele está usando uma fonte de alimentação externa (por oposição aos 5 volts a partir da conexão USB ou outra fonte de alimentação regulada). Você pode fornecer tensão por este pino, ou se o fornecimento de tensão através da tomada de energia, acessá-lo através deste pino.
5V .Este pin emite um 5V regulado pelo regulador na placa. A placa pode ser alimentado com energia a partir da tomada de energia DC (7 - 12V), o conector USB (5V), ou o pino VIN do conselho (7-12V). Fornecimento de tensão através das 5V ou 3.3V pinos ignora o regulador, e pode danificar a placa. Nós não aconselho isso.
3V3 . A alimentação de 3,3 volt gerado pelo regulador de bordo. Sorteio corrente máxima é de 800 mA. Este regulador também fornece a fonte de alimentação para o microcontrolador SAM3X.
GND . Pinos de terra.
IOREF . Este pino na placa Arduino fornece a referência de tensão com que o microcontrolador opera. Um escudo configurado corretamente pode ler a tensão pin IOREF e selecione a fonte de alimentação adequada ou habilitar tradutores de tensão nas saídas para trabalhar com o 5V ou 3.3V.
Memória
O SAM3X tem 512 KB (2 blocos de 256 KB) de memória flash para armazenamento de código. O bootloader é preburned na fábrica da Atmel e é armazenado em uma memória ROM dedicada. A SRAM disponível é de 96 KB em dois bancária contígua de 64 KB e 32 KB. Toda a memória disponível (Flash, RAM e ROM) pode ser acessado diretamente como um espaço de endereçamento plano.
É possível apagar a memória flash do SAM3X com o botão apagar bordo. Isto irá remover o esboço atualmente carregado a partir do MCU. Para apagar, pressione e segure o botão Erase por alguns segundos enquanto a placa é ligada.
Entrada e saída
Digital I / O: pinos de 0 a 53
Cada um dos 54 pinos digitais do Devido pode ser usado como uma entrada ou saída, usando pinMode () , digitalWrite () , e digitalRead () funções. Eles operam a 3,3 volts. Cada pino pode fornecer (fonte) uma corrente de 3 mA ou 15 mA, dependendo do pino, ou receber (pia) uma corrente de 6 mA ou 9 mA, dependendo do pino. Eles também têm uma resistência de pull-up interno (desconectado por padrão) de 100 KOhm. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:
Serial: 0 (RX) e 1 (TX)
Serial 1: 19 (RX) e 18 (TX)
Serial 2: 17 (RX) e 16 (TX)
Serial 3: 15 (RX) e 14 (TX)
Utilizado para receber (RX) e transmitir dados seriais (TX) TTL (com nível de 3,3 V). Pinos 0 e 1 são ligados aos pinos correspondentes do chip de ATmega16U2 série USB-TTL.
PWM: Pinos 2 a 13
Assegurar a saída PWM 8-bit com o analogWrite () função. a resolução do PWM pode ser alterado com a função analogWriteResolution ().
SPI: cabeçalho SPI (cabeçalho ICSP em outras placas Arduino) 
Estes pinos suportam comunicação SPI utilizando a biblioteca de SPI . Os pinos SPI são divididos no cabeçalho 6 pinos central, que é fisicamente compatível com o Uno, Leonardo e Mega2560. O cabeçalho SPI só pode ser utilizada para se comunicar com outros dispositivos de SPI, e não para a programação do SAM3X com a técnica In-Circuit-Serial-Programming. O SPI do Devido também tem recursos avançados que podem ser usados ​​com os métodos SPI estendidos para Due.
CAN: CANRX e CANTX
Estes pinos suportam o protocolo de comunicação CAN, mas ainda não são não suportado por APIs Arduino.
"L" LED: 13
Há um built-in LED conectado ao pino digital 13. Quando o pino é alta, o LED está ligado, quando o pino é baixo, ele está fora. É também possível escurecer o diodo emissor de luz, porque o pino digital 13 é também uma saída de PWM.
TWI 1: 20 (SDA) e 21 (SCL)
TWI 2: sda1 e SCL1.
Suporte de comunicação TWI usando a biblioteca Wire. Sda1 e SCL1 pode ser controlada usando a classe Wire1 fornecido pela biblioteca Wire . Enquanto SDA e SCL tem resistências pullup internos, sda1 e SCL1 não tem. Adicionando dois resistor pullup na sda1 e SCL1 linhas é necessário para usar Wire1.
Entradas analógicas: pinos de A0 a A11
A Devido tem 12 entradas analógicas, cada uma das quais pode fornecer 12 bits de resolução (ie 4096 valores diferentes). Por padrão, a resolução das leituras é de 10 bits, para compatibilidade com outras placas Arduino. É possível alterar a resolução do ADC com analogReadResolution () . Do Devido entradas analógicas pinos medida a partir do solo para um valor máximo de 3.3V. Aplicando mais de 3.3V nos pinos do Due irá danificar o chip SAM3X. A função analogReference () é ignorado na Due.
O pino AREF está ligado ao pino de referência analógico SAM3X através de uma ponte de resistência. Para usar o pino AREF, BR1 resistor deve ser desoldered do PCB.
DAC1 e DAC2
Estes pinos fornece saídas analógicas verdadeiros com resolução de 12 bits (4096 níveis) com o analogWrite () função. Estes pinos podem ser utilizados para criar uma saída de áudio utilizando a biblioteca de áudio.
Outros pinos na placa:
AREF
Tensão de referência para as entradas analógicas. Usado com analogReference () .
Repor
Traga esta linha baixa para repor o microcontrolador. Tipicamente usado para adicionar um botão de reposição para shields que bloqueiam o que há na placa.
Veja também o mapeamento entre os pinos do Arduino e as portas SAM3X:
 
PIN_MAPPINGPIN MAPEAMENTO 
SAM3X
Comunicação
O Arduino Due tem uma série de facilidades para se comunicar com um computador, outro Arduino ou outros microcontroladores, e diferentes dispositivos como telefones, tablets, câmeras e assim por diante. O SAM3X fornece um UART hardware e três de hardware USARTs para TTL (3.3V) de comunicação serial.
A porta de programação está conectado a uma ATmega16U2, que fornece uma porta virtual para o software em um computador conectado (para reconhecer o dispositivo, máquinas Windows vai precisar de um arquivo .inf, mas as máquinas OSX e Linux vai reconhecer o conselho como uma porta COM automaticamente ). O 16U2 também está ligado ao hardware UART SAM3X. Serial nos pinos RX0 e TX0 fornece comunicação de série para USB para a programação da placa através do microcontrolador ATmega16U2. O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviadas de e para a placa. Os LEDs RX e TX na placa pisca quando os dados estão sendo transmitidos através do chip e conexão USB ATmega16U2 para o computador (mas não para comunicação serial nos pinos 0 e 1).
A porta USB nativo está ligado ao SAM3X. Ela permite a (CDC) de comunicação serial sobre USB. Isso fornece uma conexão serial com o Monitor de série ou outros aplicativos em seu computador. Ele também permite a Devido a emular um mouse USB ou um teclado para um computador conectado. Para usar esses recursos, consulte o Mouse e páginas de referência da biblioteca do teclado .
A porta USB nativa também pode atuar como um host USB para periféricos conectados como mouses, teclados e smartphones. Para usar esses recursos, consulte as páginas de referência USBHost .
O SAM3X também suporta comunicação TWI e SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do ônibus TWI; ver a documentação para mais detalhes. Para a comunicação SPI, use a biblioteca SPI .
Programação
A Devido pode ser programado com o Arduino Arduino Software (IDE). Para mais detalhes, consulte a referência e tutoriais .
Upload esboços ao SAM3X é diferente do que os microcontroladores AVR encontrados em outras placas Arduino porque a memória flash precisa ser apagado antes de ser re-programado. Fazer o upload para o chip é gerido pela ROM na SAM3X, que é executado somente quando a memória flash do chip é vazia.
 
Qualquer uma das portas USB pode ser usado para programar a placa, embora seja recomendado para usar a porta de programação devido à forma como o apagamento do chip é tratado:
Programação port: Para utilizar esta porta, selecione "Arduino Due (Programming Port)" como sua placa no Arduino IDE. Ligue a porta de programação do Due (o mais próximo ao conector de energia DC) para o seu computador. A porta de programação usa o 16U2 como um chip USB-to-serial conectado ao primeiro UART do SAM3X (RX0 e TX0). O 16U2 possui dois pinos ligados ao Reset e Apagar pinos do SAM3X. Abrir e fechar a porta de programação ligado a 1200bps desencadeia um processo "difícil de apagar" do chip SAM3X, ativando o Erase e Reset pinos no SAM3X antes de se comunicar com o UART. Esta é a porta recomendada para a programação do Due. É mais confiável do que o "apagamento soft" que ocorre na porta nativo, e ele deve funcionar mesmo se o MCU principal deixou de funcionar.
port nativo: Para utilizar esta porta, selecione "Arduino Due (Porto Native USB)" como sua placa no Arduino IDE. A porta USB nativa é conectado diretamente ao SAM3X. Ligue a porta USB nativa do Due (a mais próxima ao botão de reset) para o seu computador. Abrir e fechar a porta nativa no 1200bps desencadeia um processo de 'soft apagar': a memória flash é apagado e a placa é reiniciado com o bootloader. Se o MCU caiu, por algum motivo, é provável que o procedimento de apagamento macio não irá funcionar como este procedimento acontece inteiramente no software no SAM3X. Abrir e fechar a porta nativa em uma taxa de transmissão diferente não irá repor o SAM3X.
Ao contrário de outras placas Arduino que utilizam avrdude para upload, a Devido depende de bossac . O código fonte do firmware ATmega16U2 está disponível no repositório Arduino . Você pode usar o cabeçalho ISP com um programador externo (substituindo o bootloader DFU). Veja este tutorial contribuição do usuário para mais informações. 
 
Proteção de sobrecorrente USB
O Arduino Due tem uma POLYFUSE reajustável que protege portas USB do seu computador a partir de shorts e sobrecorrente. Embora a maioria dos computadores fornecem sua própria proteção interna, o fusível fornece uma camada extra de proteção. Se houver mais de 500 mA é aplicada à porta USB, o fusível romper automaticamente a conexão até a curto ou a sobrecarga é retirada.
Características Físicas e escudo Compatibilidade
O comprimento e a largura máximas do PCB Arduino Devido são 4 e 2,1 polegadas, respectivamente, com os conectores USB e conector de alimentação que se estende para além da dimensão ex. Três orifícios de parafuso permitem que a placa para ser ligado a uma superfície ou caso. Note-se que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160 mil (0,16 "), e não um múltiplo do espaçamento de 100 milésimos de polegada os outros pinos.
O Arduino Due é projetado para ser compatível com a maioria dos escudos projetados para o Uno, Diecimila ou Duemilanove. Pinos digitais 0 a 13 (ea AREF adjacente e GND), entradas analógicas 0 a 5, o cabeçalho de energia e de cabeçalho "ICSP" (SPI) estão todos em locais equivalentes. Além disso, o UART principal (porta serial) está localizado nos mesmos pinos (0 e 1). Por favor note que I2C não está localizado nos mesmos pinos no Due (20 e 21) como o Duemilanove / Diecimila (entradas analógicas 4 e 5 ) .O Arduino Due é uma placa de microcontrolador baseado na CPU Atmel SAM3X8E ARM Cortex-M3 . Esta é a primeira placa Arduino com base num núcleo de 32 bits ARM microcontrolador. Ele tem 54 pinos digitais de entrada / saída (dos quais 12 podem ser usados ​​como saídas PWM), 12 entradas analógicas, 4 UARTs (portas seriais de hardware), um relógio de 84 MHz, uma conexão capaz OTG USB, 2 DAC (digital para analógico) , 2 TWI, uma tomada de poder, um cabeçalho SPI, um cabeçalho JTAG, um botão de reset e um botão de apagamento.
Aviso: Ao contrário da maioria placas Arduino, a placa Arduino Devido funciona a 3.3V. A tensão máxima de que os / O pins eu posso tolerar é 3.3V. A aplicação de tensões maior que 3,3V a qualquer pino I / O poderia danificar a placa.
A placa contém tudo o necessário para apoiar o microcontrolador; basta conectá-lo a um computador com um cabo micro-USB ou ligá-lo com um adaptador AC-CC ou bateria para começar. O Due é compatível com todos os escudos Arduino que trabalham em 3.3V e são compatíveis com o 1.0 Arduino pinagem.
O Due segue a pinagem 1.0:
TWI : SDA e SCL pinos que estão perto de o pino AREF.
IOREF : permite que um escudo anexado com a configuração adequada para se adaptar à tensão fornecida pelo conselho. Isso permite compatibilidade escudo com uma placa de 3.3V como as placas baseadas em AVR Due e que operam em 5V.
Um pino desconectado, reservado para uso futuro.
Você pode encontrar as informações de garantia placa aqui .
Começando
Na seção Introdução , você pode encontrar todas as informações que você precisa para configurar sua placa, use o software Arduino (IDE) , e começar a mexer com a codificação e eletrônica.
Preciso de ajuda?
No Software sobre o Fórum Arduino
Em projetos no Fórum Arduino
No próprio produto através de nosso Atendimento ao Cliente
Inspire-se
À procura de ideias? Use o seu Arduino Devido com um protetor Motor Arduino neste tutorial , fazer um gerador de forma de onda simples usando o Arduino Due e suas características DAC e um leitor de áudio simples . Descubra mais projectos Arduino Due destaque do Arduino Projeto Hub , a nossa plataforma tutorial:
  
especificações técnicas
AVR Arduino microcontrolador
microcontrolador AT91SAM3X8E
Tensão operacional 3.3V
Tensão de entrada (recomendado) 7-12V
Tensão de entrada (limites) 6-16V
Digital pinos I / O 54 (dos quais 12 fornece uma saída de PWM)
Pinos de entrada analógica 12
Saída analógica Pinos 2 (DAC)
Corrente total de saída DC em todas as linhas de I / O 130 mA
Corrente DC 3.3V para Pin 800 mA
Corrente DC de 5V Pin 800 mA
Memória flash todos os 512 KB disponível para os aplicativos do usuário
SRAM 96 KB (dois bancos: 64KB e 32KB)
Velocidade do relógio 84 MHz
Comprimento 101.52 mm
Largura 53,3 mm
Peso 36 g
Documentação
SST: Schematics
Arduino Due é hardware livre! Você pode construir sua própria placa com os seguintes arquivos:
PDFSCHEMATICS 
em formato .pdf  ÁGUIAARQUIVO EAGLE 
IN .ZIP
ARM Principais benefícios
Um núcleo de 32 bits, que permite operações em 4 bytes de dados de largura dentro de um relógio da CPU única. (para mais informações, vá para o tipo int página).
Relógio da CPU em 84Mhz.
96 Kbytes de SRAM.
512 Kbytes de memória Flash para o código.
Um controlador de DMA, que pode aliviar a CPU de fazer tarefas que consomem muita memória.
Poder
O Arduino Devido pode ser alimentado através do conector USB ou com uma fonte de alimentação externa. A fonte de alimentação é selecionada automaticamente.
(Não-USB) de energia externa pode vir com um adaptador AC-CC (parede-verruga) ou a bateria. O adaptador pode ser ligado, ligando um plug 2,1 milímetros de centro-positivo à tomada de alimentação do tabuleiro. Leads de uma bateria podem ser inseridos nas GND e Vin cabeçalhos dos pinos do conector POWER.
A placa pode operar com uma fonte externa de 6 a 20 volts. Se fornecido com menos de 7V, no entanto, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts e do conselho pode ser instável. Se usar mais de 12V, o regulador de tensão pode superaquecer e danificar a placa. O intervalo recomendado é de 7 a 12 volts.
Os pinos de energia são os seguintes:
Vin. A tensão de entrada para a placa Arduino quando ele está usando uma fonte de alimentação externa (por oposição aos 5 volts a partir da conexão USB ou outra fonte de alimentação regulada). Você pode fornecer tensão por este pino, ou se o fornecimento de tensão através da tomada de energia, acessá-lo através deste pino.
5V .Este pin emite um 5V regulado pelo regulador na placa. A placa pode ser alimentado com energia a partir da tomada de energia DC (7 - 12V), o conector USB (5V), ou o pino VIN do conselho (7-12V). Fornecimento de tensão através das 5V ou 3.3V pinos ignora o regulador, e pode danificar a placa. Nós não aconselho isso.
3V3 . A alimentação de 3,3 volt gerado pelo regulador de bordo. Sorteio corrente máxima é de 800 mA. Este regulador também fornece a fonte de alimentação para o microcontrolador SAM3X.
GND . Pinos de terra.
IOREF . Este pino na placa Arduino fornece a referência de tensão com que o microcontrolador opera. Um escudo configurado corretamente pode ler a tensão pin IOREF e selecione a fonte de alimentação adequada ou habilitar tradutores de tensão nas saídas para trabalhar com o 5V ou 3.3V.
Memória
O SAM3X tem 512 KB (2 blocos de 256 KB) de memória flash para armazenamento de código. O bootloader é preburned na fábrica da Atmel e é armazenado em uma memória ROM dedicada. A SRAM disponível é de 96 KB em dois bancária contígua de 64 KB e 32 KB. Toda a memória disponível (Flash, RAM e ROM) pode ser acessado diretamente como um espaço de endereçamento plano.
É possível apagar a memória flash do SAM3X com o botão apagar bordo. Isto irá remover o esboço atualmente carregado a partir do MCU. Para apagar, pressione e segure o botão Erase por alguns segundos enquanto a placa é ligada.
Entrada e saída
Digital I / O: pinos de 0 a 53
Cada um dos 54 pinos digitais do Devido pode ser usado como uma entrada ou saída, usando pinMode () , digitalWrite () , e digitalRead () funções. Eles operam a 3,3 volts. Cada pino pode fornecer (fonte) uma corrente de 3 mA ou 15 mA, dependendo do pino, ou receber (pia) uma corrente de 6 mA ou 9 mA, dependendo do pino. Eles também têm uma resistência de pull-up interno (desconectado por padrão) de 100 KOhm. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:
Serial: 0 (RX) e 1 (TX)
Serial 1: 19 (RX) e 18 (TX)
Serial 2: 17 (RX) e 16 (TX)
Serial 3: 15 (RX) e 14 (TX)
Utilizado para receber (RX) e transmitir dados seriais (TX) TTL (com nível de 3,3 V). Pinos 0 e 1 são ligados aos pinos correspondentes do chip de ATmega16U2 série USB-TTL.
PWM: Pinos 2 a 13
Assegurar a saída PWM 8-bit com o analogWrite () função. a resolução do PWM pode ser alterado com a função analogWriteResolution ().
SPI: cabeçalho SPI (cabeçalho ICSP em outras placas Arduino) 
Estes pinos suportam comunicação SPI utilizando a biblioteca de SPI . Os pinos SPI são divididos no cabeçalho 6 pinos central, que é fisicamente compatível com o Uno, Leonardo e Mega2560. O cabeçalho SPI só pode ser utilizada para se comunicar com outros dispositivos de SPI, e não para a programação do SAM3X com a técnica In-Circuit-Serial-Programming. O SPI do Devido também tem recursos avançados que podem ser usados ​​com os métodos SPI estendidos para Due.
CAN: CANRX e CANTX
Estes pinos suportam o protocolo de comunicação CAN, mas ainda não são não suportado por APIs Arduino.
"L" LED: 13
Há um built-in LED conectado ao pino digital 13. Quando o pino é alta, o LED está ligado, quando o pino é baixo, ele está fora. É também possível escurecer o diodo emissor de luz, porque o pino digital 13 é também uma saída de PWM.
TWI 1: 20 (SDA) e 21 (SCL)
TWI 2: sda1 e SCL1.
Suporte de comunicação TWI usando a biblioteca Wire. Sda1 e SCL1 pode ser controlada usando a classe Wire1 fornecido pela biblioteca Wire . Enquanto SDA e SCL tem resistências pullup internos, sda1 e SCL1 não tem. Adicionando dois resistor pullup na sda1 e SCL1 linhas é necessário para usar Wire1.
Entradas analógicas: pinos de A0 a A11
A Devido tem 12 entradas analógicas, cada uma das quais pode fornecer 12 bits de resolução (ie 4096 valores diferentes). Por padrão, a resolução das leituras é de 10 bits, para compatibilidade com outras placas Arduino. É possível alterar a resolução do ADC com analogReadResolution () . Do Devido entradas analógicas pinos medida a partir do solo para um valor máximo de 3.3V. Aplicando mais de 3.3V nos pinos do Due irá danificar o chip SAM3X. A função analogReference () é ignorado na Due.
O pino AREF está ligado ao pino de referência analógico SAM3X através de uma ponte de resistência. Para usar o pino AREF, BR1 resistor deve ser desoldered do PCB.
DAC1 e DAC2
Estes pinos fornece saídas analógicas verdadeiros com resolução de 12 bits (4096 níveis) com o analogWrite () função. Estes pinos podem ser utilizados para criar uma saída de áudio utilizando a biblioteca de áudio.
Outros pinos na placa:
AREF
Tensão de referência para as entradas analógicas. Usado com analogReference () .
Repor
Traga esta linha baixa para repor o microcontrolador. Tipicamente usado para adicionar um botão de reposição para shields que bloqueiam o que há na placa.
Veja também o mapeamento entre os pinos do Arduino e as portas SAM3X:
 
PIN_MAPPINGPIN MAPEAMENTO 
SAM3X
Comunicação
O Arduino Due tem uma série de facilidades para se comunicar com um computador, outro Arduino ou outros microcontroladores, e diferentes dispositivos como telefones, tablets, câmeras e assim por diante. O SAM3X fornece um UART hardware e três de hardware USARTs para TTL (3.3V) de comunicação serial.
A porta de programação está conectado a uma ATmega16U2, que fornece uma porta virtual para o software em um computador conectado (para reconhecer o dispositivo, máquinas Windows vai precisar de um arquivo .inf, mas as máquinas OSX e Linux vai reconhecer o conselho como uma porta COM automaticamente ). O 16U2 também está ligado ao hardware UART SAM3X. Serial nos pinos RX0 e TX0 fornece comunicação de série para USB para a programação da placa através do microcontrolador ATmega16U2. O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviadas de e para a placa. Os LEDs RX e TX na placa pisca quando os dados estão sendo transmitidos através do chip e conexão USB ATmega16U2 para o computador (mas não para comunicação serial nos pinos 0 e 1).
A porta USB nativo está ligado ao SAM3X. Ela permite a (CDC) de comunicação serial sobre USB. Isso fornece uma conexão serial com o Monitor de série ou outros aplicativos em seu computador. Ele também permite a Devido a emular um mouse USB ou um teclado para um computador conectado. Para usar esses recursos, consulte o Mouse e páginas de referência da biblioteca do teclado .
A porta USB nativa também pode atuar como um host USB para periféricos conectados como mouses, teclados e smartphones. Para usar esses recursos, consulte as páginas de referência USBHost .
O SAM3X também suporta comunicação TWI e SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do ônibus TWI; ver a documentação para mais detalhes. Para a comunicação SPI, use a biblioteca SPI .
Programação
A Devido pode ser programado com o Arduino Arduino Software (IDE). Para mais detalhes, consulte a referência e tutoriais .
Upload esboços ao SAM3X é diferente do que os microcontroladores AVR encontrados em outras placas Arduino porque a memória flash precisa ser apagado antes de ser re-programado. Fazer o upload para o chip é gerido pela ROM na SAM3X, que é executado somente quando a memória flash do chip é vazia.
 
Qualquer uma das portas USB pode ser usado para programar a placa, embora seja recomendado para usar a porta de programação devido à forma como o apagamento do chip é tratado:
Programação port: Para utilizar esta porta, selecione "Arduino Due (Programming Port)" como sua placa no Arduino IDE. Ligue a porta de programação do Due (o mais próximo ao conector de energia DC) para o seu computador. A porta de programação usa o 16U2 como um chip USB-to-serial conectado ao primeiro UART do SAM3X (RX0 e TX0). O 16U2 possui dois pinos ligados ao Reset e Apagar pinos do SAM3X. Abrir e fechar a porta de programação ligado a 1200bps desencadeia um processo "difícil de apagar" do chip SAM3X, ativando o Erase e Reset pinos no SAM3X antes de se comunicar com o UART. Esta é a porta recomendada para a programação do Due. É mais confiável do que o "apagamento soft" que ocorre na porta nativo, e ele deve funcionar mesmo se o MCU principal deixou de funcionar.
port nativo: Para utilizar esta porta, selecione "Arduino Due (Porto Native USB)" como sua placa no Arduino IDE. A porta USB nativa é conectado diretamente ao SAM3X. Ligue a porta USB nativa do Due (a mais próxima ao botão de reset) para o seu computador. Abrir e fechar a porta nativa no 1200bps desencadeia um processo de 'soft apagar': a memória flash é apagado e a placa é reiniciado com o bootloader. Se o MCU caiu, por algum motivo, é provável que o procedimento de apagamento macio não irá funcionar como este procedimento acontece inteiramente no software no SAM3X. Abrir e fechar a porta nativa em uma taxa de transmissão diferente não irá repor o SAM3X.
Ao contrário de outras placas Arduino que utilizam avrdude para upload, a Devido depende de bossac . O código fonte do firmware ATmega16U2 está disponível no repositório Arduino . Você pode usar o cabeçalho ISP com um programador externo (substituindo o bootloader DFU). Veja este tutorial contribuição do usuário para mais informações. 
 
Proteção de sobrecorrente USB
O Arduino Due tem uma POLYFUSE reajustável que protege portas USB do seu computador a partir de shorts e sobrecorrente. Embora a maioria dos computadores fornecem sua própria proteção interna, o fusível fornece uma camada extra de proteção. Se houver mais de 500 mA é aplicada à porta USB, o fusível romper automaticamente a conexão até a curto ou a sobrecarga é retirada.
Características Físicas e escudo Compatibilidade
O comprimento e a largura máximas do PCB Arduino Devido são 4 e 2,1 polegadas, respectivamente, com os conectores USB e conector de alimentação que se estende para além da dimensão ex. Três orifícios de parafuso permitem que a placa para ser ligado a uma superfície ou caso. Note-se que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160 mil (0,16 "), e não um múltiplo do espaçamento de 100 milésimos de polegada os outros pinos.
O Arduino Due é projetado para ser compatível com a maioria dos escudos projetados para o Uno, Diecimila ou Duemilanove. Pinos digitais 0 a 13 (ea AREF adjacente e GND), entradas analógicas 0 a 5, o cabeçalho de energia e de cabeçalho "ICSP" (SPI) estão todos em locais equivalentes. Além disso, o UART principal (porta serial) está localizado nos mesmos pinos (0 e 1). Por favor note que I2C não está localizado nos mesmos pinos no Due (20 e 21) como o Duemilanove / Diecimila (entradas analógicas 4 e 5 ) .O Arduino Due é uma placa de microcontrolador baseado na CPU Atmel SAM3X8E ARM Cortex-M3 . Esta é a primeira placa Arduino com base num núcleo de 32 bits ARM microcontrolador. Ele tem 54 pinos digitais de entrada / saída (dos quais 12 podem ser usados ​​como saídas PWM), 12 entradas analógicas, 4 UARTs (portas seriais de hardware), um relógio de 84 MHz, uma conexão capaz OTG USB, 2 DAC (digital para analógico) , 2 TWI, uma tomada de poder, um cabeçalho SPI, um cabeçalho JTAG, um botão de reset e um botão de apagamento.
Aviso: Ao contrário da maioria placas Arduino, a placa Arduino Devido funciona a 3.3V. A tensão máxima de que os / O pins eu posso tolerar é 3.3V. A aplicação de tensões maior que 3,3V a qualquer pino I / O poderia danificar a placa.
A placa contém tudo o necessário para apoiar o microcontrolador; basta conectá-lo a um computador com um cabo micro-USB ou ligá-lo com um adaptador AC-CC ou bateria para começar. O Due é compatível com todos os escudos Arduino que trabalham em 3.3V e são compatíveis com o 1.0 Arduino pinagem.
O Due segue a pinagem 1.0:
TWI : SDA e SCL pinos que estão perto de o pino AREF.
IOREF : permite que um escudo anexado com a configuração adequada para se adaptar à tensão fornecida pelo conselho. Isso permite compatibilidade escudo com uma placa de 3.3V como as placas baseadas em AVR Due e que operam em 5V.
Um pino desconectado, reservado para uso futuro.
Você pode encontrar as informações de garantia placa aqui .
Começando
Na seção Introdução , você pode encontrar todas as informações que você precisa para configurar sua placa, use o software Arduino (IDE) , e começar a mexer com a codificação e eletrônica.
Preciso de ajuda?
No Software sobre o Fórum Arduino
Em projetos no Fórum Arduino
No próprio produto através de nosso Atendimento ao Cliente
Inspire-se
À procura de ideias? Use o seu Arduino Devido com um protetor Motor Arduino neste tutorial , fazer um gerador de forma de onda simples usando o Arduino Due e suas características DAC e um leitor de áudio simples . Descubra mais projectos Arduino Due destaque do Arduino Projeto Hub , a nossa plataforma tutorial:
  
especificações técnicas
AVR Arduino microcontrolador
microcontrolador AT91SAM3X8E
Tensão operacional 3.3V
Tensão de entrada (recomendado) 7-12V
Tensão de entrada (limites) 6-16V
Digital pinos I / O 54 (dos quais 12 fornece uma saída de PWM)
Pinos de entrada analógica 12
Saída analógica Pinos 2 (DAC)
Corrente total de saída DC em todas as linhas de I / O 130 mA
Corrente DC 3.3V para Pin 800 mA
Corrente DC de 5V Pin 800 mA
Memória flash todos os 512 KB disponível para os aplicativos do usuário
SRAM 96 KB (dois bancos: 64KB e 32KB)
Velocidade do relógio 84 MHz
Comprimento 101.52 mm
Largura 53,3 mm
Peso 36 g
Documentação
SST: Schematics
Arduino Due é hardware livre! Você pode construir sua própria placa com os seguintes arquivos:
PDFSCHEMATICS 
em formato .pdf  ÁGUIAARQUIVO EAGLE 
IN .ZIP
ARM Principais benefícios
Um núcleo de 32 bits, que permite operações em 4 bytes de dados de largura dentro de um relógio da CPU única. (para mais informações, vá para o tipo int página).
Relógio da CPU em 84Mhz.
96 Kbytes de SRAM.
512 Kbytes de memória Flash para o código.
Um controlador de DMA, que pode aliviar a CPU de fazer tarefas que consomem muita memória.
Poder
O Arduino Devido pode ser alimentado através do conector USB ou com uma fonte de alimentação externa. A fonte de alimentação é selecionada automaticamente.
(Não-USB) de energia externa pode vir com um adaptador AC-CC (parede-verruga) ou a bateria. O adaptador pode ser ligado, ligando um plug 2,1 milímetros de centro-positivo à tomada de alimentação do tabuleiro. Leads de uma bateria podem ser inseridos nas GND e Vin cabeçalhos dos pinos do conector POWER.
A placa pode operar com uma fonte externa de 6 a 20 volts. Se fornecido com menos de 7V, no entanto, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts e do conselho pode ser instável. Se usar mais de 12V, o regulador de tensão pode superaquecer e danificar a placa. O intervalo recomendado é de 7 a 12 volts.
Os pinos de energia são os seguintes:
Vin. A tensão de entrada para a placa Arduino quando ele está usando uma fonte de alimentação externa (por oposição aos 5 volts a partir da conexão USB ou outra fonte de alimentação regulada). Você pode fornecer tensão por este pino, ou se o fornecimento de tensão através da tomada de energia, acessá-lo através deste pino.
5V .Este pin emite um 5V regulado pelo regulador na placa. A placa pode ser alimentado com energia a partir da tomada de energia DC (7 - 12V), o conector USB (5V), ou o pino VIN do conselho (7-12V). Fornecimento de tensão através das 5V ou 3.3V pinos ignora o regulador, e pode danificar a placa. Nós não aconselho isso.
3V3 . A alimentação de 3,3 volt gerado pelo regulador de bordo. Sorteio corrente máxima é de 800 mA. Este regulador também fornece a fonte de alimentação para o microcontrolador SAM3X.
GND . Pinos de terra.
IOREF . Este pino na placa Arduino fornece a referência de tensão com que o microcontrolador opera. Um escudo configurado corretamente pode ler a tensão pin IOREF e selecione a fonte de alimentação adequada ou habilitar tradutores de tensão nas saídas para trabalhar com o 5V ou 3.3V.
Memória
O SAM3X tem 512 KB (2 blocos de 256 KB) de memória flash para armazenamento de código. O bootloader é preburned na fábrica da Atmel e é armazenado em uma memória ROM dedicada. A SRAM disponível é de 96 KB em dois bancária contígua de 64 KB e 32 KB. Toda a memória disponível (Flash, RAM e ROM) pode ser acessado diretamente como um espaço de endereçamento plano.
É possível apagar a memória flash do SAM3X com o botão apagar bordo. Isto irá remover o esboço atualmente carregado a partir do MCU. Para apagar, pressione e segure o botão Erase por alguns segundos enquanto a placa é ligada.
Entrada e saída
Digital I / O: pinos de 0 a 53
Cada um dos 54 pinos digitais do Devido pode ser usado como uma entrada ou saída, usando pinMode () , digitalWrite () , e digitalRead () funções. Eles operam a 3,3 volts. Cada pino pode fornecer (fonte) uma corrente de 3 mA ou 15 mA, dependendo do pino, ou receber (pia) uma corrente de 6 mA ou 9 mA, dependendo do pino. Eles também têm uma resistência de pull-up interno (desconectado por padrão) de 100 KOhm. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:
Serial: 0 (RX) e 1 (TX)
Serial 1: 19 (RX) e 18 (TX)
Serial 2: 17 (RX) e 16 (TX)
Serial 3: 15 (RX) e 14 (TX)
Utilizado para receber (RX) e transmitir dados seriais (TX) TTL (com nível de 3,3 V). Pinos 0 e 1 são ligados aos pinos correspondentes do chip de ATmega16U2 série USB-TTL.
PWM: Pinos 2 a 13
Assegurar a saída PWM 8-bit com o analogWrite () função. a resolução do PWM pode ser alterado com a função analogWriteResolution ().
SPI: cabeçalho SPI (cabeçalho ICSP em outras placas Arduino) 
Estes pinos suportam comunicação SPI utilizando a biblioteca de SPI . Os pinos SPI são divididos no cabeçalho 6 pinos central, que é fisicamente compatível com o Uno, Leonardo e Mega2560. O cabeçalho SPI só pode ser utilizada para se comunicar com outros dispositivos de SPI, e não para a programação do SAM3X com a técnica In-Circuit-Serial-Programming. O SPI do Devido também tem recursos avançados que podem ser usados ​​com os métodos SPI estendidos para Due.
CAN: CANRX e CANTX
Estes pinos suportam o protocolo de comunicação CAN, mas ainda não são não suportado por APIs Arduino.
"L" LED: 13
Há um built-in LED conectado ao pino digital 13. Quando o pino é alta, o LED está ligado, quando o pino é baixo, ele está fora. É também possível escurecer o diodo emissor de luz, porque o pino digital 13 é também uma saída de PWM.
TWI 1: 20 (SDA) e 21 (SCL)
TWI 2: sda1 e SCL1.
Suporte de comunicação TWI usando a biblioteca Wire. Sda1 e SCL1 pode ser controlada usando a classe Wire1 fornecido pela biblioteca Wire . Enquanto SDA e SCL tem resistências pullup internos, sda1 e SCL1 não tem. Adicionando dois resistor pullup na sda1 e SCL1 linhas é necessário para usar Wire1.
Entradas analógicas: pinos de A0 a A11
A Devido tem 12 entradas analógicas, cada uma das quais pode fornecer 12 bits de resolução (ie 4096 valores diferentes). Por padrão, a resolução das leituras é de 10 bits, para compatibilidade com outras placas Arduino. É possível alterar a resolução do ADC com analogReadResolution () . Do Devido entradas analógicas pinos medida a partir do solo para um valor máximo de 3.3V. Aplicando mais de 3.3V nos pinos do Due irá danificar o chip SAM3X. A função analogReference () é ignorado na Due.
O pino AREF está ligado ao pino de referência analógico SAM3X através de uma ponte de resistência. Para usar o pino AREF, BR1 resistor deve ser desoldered do PCB.
DAC1 e DAC2
Estes pinos fornece saídas analógicas verdadeiros com resolução de 12 bits (4096 níveis) com o analogWrite () função. Estes pinos podem ser utilizados para criar uma saída de áudio utilizando a biblioteca de áudio.
Outros pinos na placa:
AREF
Tensão de referência para as entradas analógicas. Usado com analogReference () .
Repor
Traga esta linha baixa para repor o microcontrolador. Tipicamente usado para adicionar um botão de reposição para shields que bloqueiam o que há na placa.
Veja também o mapeamento entre os pinos do Arduino e as portas SAM3X:
 
PIN_MAPPINGPIN MAPEAMENTO 
SAM3X
Comunicação
O Arduino Due tem uma série de facilidades para se comunicar com um computador, outro Arduino ou outros microcontroladores, e diferentes dispositivos como telefones, tablets, câmeras e assim por diante. O SAM3X fornece um UART hardware e três de hardware USARTs para TTL (3.3V) de comunicação serial.
A porta de programação está conectado a uma ATmega16U2, que fornece uma porta virtual para o software em um computador conectado (para reconhecer o dispositivo, máquinas Windows vai precisar de um arquivo .inf, mas as máquinas OSX e Linux vai reconhecer o conselho como uma porta COM automaticamente ). O 16U2 também está ligado ao hardware UART SAM3X. Serial nos pinos RX0 e TX0 fornece comunicação de série para USB para a programação da placa através do microcontrolador ATmega16U2. O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviadas de e para a placa. Os LEDs RX e TX na placa pisca quando os dados estão sendo transmitidos através do chip e conexão USB ATmega16U2 para o computador (mas não para comunicação serial nos pinos 0 e 1).
A porta USB nativo está ligado ao SAM3X. Ela permite a (CDC) de comunicação serial sobre USB. Isso fornece uma conexão serial com o Monitor de série ou outros aplicativos em seu computador. Ele também permite a Devido a emular um mouse USB ou um teclado para um computador conectado. Para usar esses recursos, consulte o Mouse e páginas de referência da biblioteca do teclado .
A porta USB nativa também pode atuar como um host USB para periféricos conectados como mouses, teclados e smartphones. Para usar esses recursos, consulte as páginas de referência USBHost .
O SAM3X também suporta comunicação TWI e SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do ônibus TWI; ver a documentação para mais detalhes. Para a comunicação SPI, use a biblioteca SPI .
Programação
A Devido pode ser programado com o Arduino Arduino Software (IDE). Para mais detalhes, consulte a referência e tutoriais .
Upload esboços ao SAM3X é diferente do que os microcontroladores AVR encontrados em outras placas Arduino porque a memória flash precisa ser apagado antes de ser re-programado. Fazer o upload para o chip é gerido pela ROM na SAM3X, que é executado somente quando a memória flash do chip é vazia.
 
Qualquer uma das portas USB pode ser usado para programar a placa, embora seja recomendado para usar a porta de programação devido à forma como o apagamento do chip é tratado:
Programação port: Para utilizar esta porta, selecione "Arduino Due (Programming Port)" como sua placa no Arduino IDE. Ligue a porta de programação do Due (o mais próximo ao conector de energia DC) para o seu computador. A porta de programação usa o 16U2 como um chip USB-to-serial conectado ao primeiro UART do SAM3X (RX0 e TX0). O 16U2 possui dois pinos ligados ao Reset e Apagar pinos do SAM3X. Abrir e fechar a porta de programação ligado a 1200bps desencadeia um processo "difícil de apagar" do chip SAM3X, ativando o Erase e Reset pinos no SAM3X antes de se comunicar com o UART. Esta é a porta recomendada para a programação do Due. É mais confiável do que o "apagamento soft" que ocorre na porta nativo, e ele deve funcionar mesmo se o MCU principal deixou de funcionar.
port nativo: Para utilizar esta porta, selecione "Arduino Due (Porto Native USB)" como sua placa no Arduino IDE. A porta USB nativa é conectado diretamente ao SAM3X. Ligue a porta USB nativa do Due (a mais próxima ao botão de reset) para o seu computador. Abrir e fechar a porta nativa no 1200bps desencadeia um processo de 'soft apagar': a memória flash é apagado e a placa é reiniciado com o bootloader. Se o MCU caiu, por algum motivo, é provável que o procedimento de apagamento macio não irá funcionar como este procedimento acontece inteiramente no software no SAM3X. Abrir e fechar a porta nativa em uma taxa de transmissão diferente não irá repor o SAM3X.
Ao contrário de outras placas Arduino que utilizam avrdude para upload, a Devido depende de bossac . O código fonte do firmware ATmega16U2 está disponível no repositório Arduino . Você pode usar o cabeçalho ISP com um programador externo (substituindo o bootloader DFU). Veja este tutorial contribuição do usuário para mais informações. 
 
Proteção de sobrecorrente USB
O Arduino Due tem uma POLYFUSE reajustável que protege portas USB do seu computador a partir de shorts e sobrecorrente. Embora a maioria dos computadores fornecem sua própria proteção interna, o fusível fornece uma camada extra de proteção. Se houver mais de 500 mA é aplicada à porta USB, o fusível romper automaticamente a conexão até a curto ou a sobrecarga é retirada.
Características Físicas e escudo Compatibilidade
O comprimento e a largura máximas do PCB Arduino Devido são 4 e 2,1 polegadas, respectivamente, com os conectores USB e conector de alimentação que se estende para além da dimensão ex. Três orifícios de parafuso permitem que a placa para ser ligado a uma superfície ou caso. Note-se que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160 mil (0,16 "), e não um múltiplo do espaçamento de 100 milésimos de polegada os outros pinos.
O Arduino Due é projetado para ser compatível com a maioria dos escudos projetados para o Uno, Diecimila ou Duemilanove. Pinos digitais 0 a 13 (ea AREF adjacente e GND), entradas analógicas 0 a 5, o cabeçalho de energia e de cabeçalho "ICSP" (SPI) estão todos em locais equivalentes. Além disso, o UART principal (porta serial) está localizado nos mesmos pinos (0 e 1). Por favor note que I2C não está localizado nos mesmos pinos no Due (20 e 21) como o Duemilanove / Diecimila (entradas analógicas 4 e 5 ) .
O Arduino Due é uma placa de microcontrolador baseado na CPU Atmel SAM3X8E ARM Cortex-M3 . Esta é a primeira placa Arduino com base num núcleo de 32 bits ARM microcontrolador. Ele tem 54 pinos digitais de entrada / saída (dos quais 12 podem ser usados ​​como saídas PWM), 12 entradas analógicas, 4 UARTs (portas seriais de hardware), um relógio de 84 MHz, uma conexão capaz OTG USB, 2 DAC (digital para analógico) , 2 TWI, uma tomada de poder, um cabeçalho SPI, um cabeçalho JTAG, um botão de reset e um botão de apagamento.
Aviso: Ao contrário da maioria placas Arduino, a placa Arduino Devido funciona a 3.3V. A tensão máxima de que os / O pins eu posso tolerar é 3.3V. A aplicação de tensões maior que 3,3V a qualquer pino I / O poderia danificar a placa.
A placa contém tudo o necessário para apoiar o microcontrolador; basta conectá-lo a um computador com um cabo micro-USB ou ligá-lo com um adaptador AC-CC ou bateria para começar. O Due é compatível com todos os escudos Arduino que trabalham em 3.3V e são compatíveis com o 1.0 Arduino pinagem.
O Due segue a pinagem 1.0:
  • TWI : SDA e SCL pinos que estão perto de o pino AREF.
  • IOREF : permite que um escudo anexado com a configuração adequada para se adaptar à tensão fornecida pelo conselho. Isso permite compatibilidade escudo com uma placa de 3.3V como as placas baseadas em AVR Due e que operam em 5V.
  • Um pino desconectado, reservado para uso futuro.
Você pode encontrar as informações de garantia placa aqui .
Começando
Na seção Introdução , você pode encontrar todas as informações que você precisa para configurar sua placa, use o software Arduino (IDE) , e começar a mexer com a codificação e eletrônica.
Preciso de ajuda?
Inspire-se
À procura de ideias? Use o seu Arduino Devido com um protetor Motor Arduino neste tutorial ,fazer um gerador de forma de onda simples usando o Arduino Due e suas características DAC e um leitor de áudio simples . Descubra mais projectos Arduino Due destaque do Arduino Projeto Hub , a nossa plataforma tutorial:
 
especificações técnicas
AVR Arduino microcontrolador
Microcontrolador AT91SAM3X8E
Tensão operacional 3.3V
Tensão de entrada (recomendado) 7-12V
Tensão de entrada (limites) 6-16V
Digital pinos I / O 54 (dos quais 12 fornece uma saída de PWM)
Pinos de entrada analógica 12
Saída analógica Pinos 2 (DAC)
Corrente total de saída DC em todas as linhas de I / O 130 mA
Corrente DC 3.3V para Pin 800 mA
Corrente DC de 5V Pin 800 mA
Memória flash todos os 512 KB disponível para os aplicativos do usuário
SRAM 96 KB (dois bancos: 64KB e 32KB)
Velocidade do relógio 84 MHz
Comprimento 101.52 mm
Largura 53,3 mm
Peso 36 g
Documentação
SST: Schematics
Arduino Due é hardware livre! Você pode construir sua própria placa com os seguintes arquivos:
 
ARM Principais benefícios
  • Um núcleo de 32 bits, que permite operações em 4 bytes de dados de largura dentro de um relógio da CPU única. (para mais informações, vá para o tipo int página).
  • Relógio da CPU em 84Mhz.
  • 96 Kbytes de SRAM.
  • 512 Kbytes de memória Flash para o código.
  • Um controlador de DMA, que pode aliviar a CPU de fazer tarefas que consomem muita memória.
Poder
O Arduino Devido pode ser alimentado através do conector USB ou com uma fonte de alimentação externa. A fonte de alimentação é selecionada automaticamente.
(Não-USB) de energia externa pode vir com um adaptador AC-CC (parede-verruga) ou a bateria.O adaptador pode ser ligado, ligando um plug 2,1 milímetros de centro-positivo à tomada de alimentação do tabuleiro. Leads de uma bateria podem ser inseridos nas GND e Vin cabeçalhos dos pinos do conector POWER.
A placa pode operar com uma fonte externa de 6 a 20 volts. Se fornecido com menos de 7V, no entanto, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts e do conselho pode ser instável. Se usar mais de 12V, o regulador de tensão pode superaquecer e danificar a placa. O intervalo recomendado é de 7 a 12 volts.
Os pinos de energia são os seguintes:
  • Vin. A tensão de entrada para a placa Arduino quando ele está usando uma fonte de alimentação externa (por oposição aos 5 volts a partir da conexão USB ou outra fonte de alimentação regulada). Você pode fornecer tensão por este pino, ou se o fornecimento de tensão através da tomada de energia, acessá-lo através deste pino.
  • 5V .Este pin emite um 5V regulado pelo regulador na placa. A placa pode ser alimentado com energia a partir da tomada de energia DC (7 - 12V), o conector USB (5V), ou o pino VIN do conselho (7-12V). Fornecimento de tensão através das 5V ou 3.3V pinos ignora o regulador, e pode danificar a placa. Nós não aconselho isso.
  • 3V3 . A alimentação de 3,3 volt gerado pelo regulador de bordo. Sorteio corrente máxima é de 800 mA. Este regulador também fornece a fonte de alimentação para o microcontrolador SAM3X.
  • GND . Pinos de terra.
  • IOREF . Este pino na placa Arduino fornece a referência de tensão com que o microcontrolador opera. Um escudo configurado corretamente pode ler a tensão pin IOREF e selecione a fonte de alimentação adequada ou habilitar tradutores de tensão nas saídas para trabalhar com o 5V ou 3.3V.
Memória
O SAM3X tem 512 KB (2 blocos de 256 KB) de memória flash para armazenamento de código. O bootloader é preburned na fábrica da Atmel e é armazenado em uma memória ROM dedicada. A SRAM disponível é de 96 KB em dois bancária contígua de 64 KB e 32 KB. Toda a memória disponível (Flash, RAM e ROM) pode ser acessado diretamente como um espaço de endereçamento plano.
É possível apagar a memória flash do SAM3X com o botão apagar bordo. Isto irá remover o esboço atualmente carregado a partir do MCU. Para apagar, pressione e segure o botão Erase por alguns segundos enquanto a placa é ligada.
Entrada e saída
  • Digital I / O: pinos de 0 a 53
  • Cada um dos 54 pinos digitais do Devido pode ser usado como uma entrada ou saída, usandopinMode () , digitalWrite () , e digitalRead () funções. Eles operam a 3,3 volts. Cada pino pode fornecer (fonte) uma corrente de 3 mA ou 15 mA, dependendo do pino, ou receber (pia) uma corrente de 6 mA ou 9 mA, dependendo do pino. Eles também têm uma resistência de pull-up interno (desconectado por padrão) de 100 KOhm. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:
  • Serial: 0 (RX) e 1 (TX)
  • Serial 1: 19 (RX) e 18 (TX)
  • Serial 2: 17 (RX) e 16 (TX)
  • Serial 3: 15 (RX) e 14 (TX)
    Utilizado para receber (RX) e transmitir dados seriais (TX) TTL (com nível de 3,3 V). Pinos 0 e 1 são ligados aos pinos correspondentes do chip de ATmega16U2 série USB-TTL.
  • PWM: Pinos 2 a 13
    Assegurar a saída PWM 8-bit com o analogWrite () função. a resolução do PWM pode ser alterado com a função analogWriteResolution ().
  • SPI: cabeçalho SPI (cabeçalho ICSP em outras placas Arduino) 
    Estes pinos suportam comunicação SPI utilizando a biblioteca de SPI . Os pinos SPI são divididos no cabeçalho 6 pinos central, que é fisicamente compatível com o Uno, Leonardo e Mega2560. O cabeçalho SPI só pode ser utilizada para se comunicar com outros dispositivos de SPI, e não para a programação do SAM3X com a técnica In-Circuit-Serial-Programming. O SPI do Devido também tem recursos avançados que podem ser usados ​​com os métodos SPI estendidos para Due.
  • CAN: CANRX e CANTX
    Estes pinos suportam o protocolo de comunicação CAN, mas ainda não são não suportado por APIs Arduino.
  • "L" LED: 13
    Há um built-in LED conectado ao pino digital 13. Quando o pino é alta, o LED está ligado, quando o pino é baixo, ele está fora. É também possível escurecer o diodo emissor de luz, porque o pino digital 13 é também uma saída de PWM.
  • TWI 1: 20 (SDA) e 21 (SCL)
  • TWI 2: sda1 e SCL1.
    Suporte de comunicação TWI usando a biblioteca Wire. Sda1 e SCL1 pode ser controlada usando a classe Wire1 fornecido pela biblioteca Wire . Enquanto SDA e SCL tem resistências pullup internos, sda1 e SCL1 não tem. Adicionando dois resistor pullup na sda1 e SCL1 linhas é necessário para usar Wire1.
  • Entradas analógicas: pinos de A0 a A11
    A Devido tem 12 entradas analógicas, cada uma das quais pode fornecer 12 bits de resolução (ie 4096 valores diferentes). Por padrão, a resolução das leituras é de 10 bits, para compatibilidade com outras placas Arduino. É possível alterar a resolução do ADC com analogReadResolution ()Do Devido entradas analógicas pinos medida a partir do solo para um valor máximo de 3.3V.Aplicando mais de 3.3V nos pinos do Due irá danificar o chip SAM3X. A função analogReference () é ignorado na Due.
  • O pino AREF está ligado ao pino de referência analógico SAM3X através de uma ponte de resistência. Para usar o pino AREF, BR1 resistor deve ser desoldered do PCB.
  • DAC1 e DAC2
    Estes pinos fornece saídas analógicas verdadeiros com resolução de 12 bits (4096 níveis) com oanalogWrite () função. Estes pinos podem ser utilizados para criar uma saída de áudio utilizando a biblioteca de áudio.
Outros pinos na placa:
  • AREF
    Tensão de referência para as entradas analógicas. Usado com analogReference () .
  • Repor
    Traga esta linha baixa para repor o microcontrolador. Tipicamente usado para adicionar um botão de reposição para shields que bloqueiam o que há na placa.
Veja também o mapeamento entre os pinos do Arduino e as portas SAM3X:

Comunicação
O Arduino Due tem uma série de facilidades para se comunicar com um computador, outro Arduino ou outros microcontroladores, e diferentes dispositivos como telefones, tablets, câmeras e assim por diante. O SAM3X fornece um UART hardware e três de hardware USARTs para TTL (3.3V) de comunicação serial.
A porta de programação está conectado a uma ATmega16U2, que fornece uma porta virtual para o software em um computador conectado (para reconhecer o dispositivo, máquinas Windows vai precisar de um arquivo .inf, mas as máquinas OSX e Linux vai reconhecer o conselho como uma porta COM automaticamente ). O 16U2 também está ligado ao hardware UART SAM3X. Serial nos pinos RX0 e TX0 fornece comunicação de série para USB para a programação da placa através do microcontrolador ATmega16U2. O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviadas de e para a placa. Os LEDs RX e TX na placa pisca quando os dados estão sendo transmitidos através do chip e conexão USB ATmega16U2 para o computador (mas não para comunicação serial nos pinos 0 e 1).
A porta USB nativo está ligado ao SAM3X. Ela permite a (CDC) de comunicação serial sobre USB.Isso fornece uma conexão serial com o Monitor de série ou outros aplicativos em seu computador. Ele também permite a Devido a emular um mouse USB ou um teclado para um computador conectado. Para usar esses recursos, consulte o Mouse e páginas de referência da biblioteca do teclado .
A porta USB nativa também pode atuar como um host USB para periféricos conectados como mouses, teclados e smartphones. Para usar esses recursos, consulte as páginas de referência USBHost .
O SAM3X também suporta comunicação TWI e SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do ônibus TWI; ver a documentação para mais detalhes. Para a comunicação SPI, use a biblioteca SPI .
Programação
A Devido pode ser programado com o Arduino Arduino Software (IDE). Para mais detalhes, consulte a referência e tutoriais .
Upload esboços ao SAM3X é diferente do que os microcontroladores AVR encontrados em outras placas Arduino porque a memória flash precisa ser apagado antes de ser re-programado. Fazer o upload para o chip é gerido pela ROM na SAM3X, que é executado somente quando a memória flash do chip é vazia.
Qualquer uma das portas USB pode ser usado para programar a placa, embora seja recomendado para usar a porta de programação devido à forma como o apagamento do chip é tratado:
  • Programação port: Para utilizar esta porta, selecione "Arduino Due (Programming Port)" como sua placa no Arduino IDE. Ligue a porta de programação do Due (o mais próximo ao conector de energia DC) para o seu computador. A porta de programação usa o 16U2 como um chip USB-to-serial conectado ao primeiro UART do SAM3X (RX0 e TX0). O 16U2 possui dois pinos ligados ao Reset e Apagar pinos do SAM3X. Abrir e fechar a porta de programação ligado a 1200bps desencadeia um processo "difícil de apagar" do chip SAM3X, ativando o Erase e Reset pinos no SAM3X antes de se comunicar com o UART. Esta é a porta recomendada para a programação do Due. É mais confiável do que o "apagamento soft" que ocorre na porta nativo, e ele deve funcionar mesmo se o MCU principal deixou de funcionar.
  • port nativo: Para utilizar esta porta, selecione "Arduino Due (Porto Native USB)" como sua placa no Arduino IDE. A porta USB nativa é conectado diretamente ao SAM3X. Ligue a porta USB nativa do Due (a mais próxima ao botão de reset) para o seu computador. Abrir e fechar a porta nativa no 1200bps desencadeia um processo de 'soft apagar': a memória flash é apagado e a placa é reiniciado com o bootloader. Se o MCU caiu, por algum motivo, é provável que o procedimento de apagamento macio não irá funcionar como este procedimento acontece inteiramente no software no SAM3X. Abrir e fechar a porta nativa em uma taxa de transmissão diferente não irá repor o SAM3X.
Ao contrário de outras placas Arduino que utilizam avrdude para upload, a Devido depende debossac . O código fonte do firmware ATmega16U2 está disponível no repositório Arduino . Você pode usar o cabeçalho ISP com um programador externo (substituindo o bootloader DFU). Veja este tutorial contribuição do usuário para mais informações. 
 
Proteção de sobrecorrente USB
O Arduino Due tem uma POLYFUSE reajustável que protege portas USB do seu computador a partir de shorts e sobrecorrente. Embora a maioria dos computadores fornecem sua própria proteção interna, o fusível fornece uma camada extra de proteção. Se houver mais de 500 mA é aplicada à porta USB, o fusível romper automaticamente a conexão até a curto ou a sobrecarga é retirada.
Características Físicas e escudo Compatibilidade
O comprimento e a largura máximas do PCB Arduino Devido são 4 e 2,1 polegadas, respectivamente, com os conectores USB e conector de alimentação que se estende para além da dimensão ex. Três orifícios de parafuso permitem que a placa para ser ligado a uma superfície ou caso. Note-se que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160 mil (0,16 "), e não um múltiplo do espaçamento de 100 milésimos de polegada os outros pinos.
O Arduino Due é projetado para ser compatível com a maioria dos escudos projetados para o Uno, Diecimila ou Duemilanove. Pinos digitais 0 a 13 (ea AREF adjacente e GND), entradas analógicas 0 a 5, o cabeçalho de energia e de cabeçalho "ICSP" (SPI) estão todos em locais equivalentes. Além disso, o UART principal (porta serial) está localizado nos mesmos pinos (0 e 1). Por favor note que I2C não está localizado nos mesmos pinos no Due (20 e 21) como o Duemilanove / Diecimila (entradas analógicas 4 e 5 ) .