Pesquisar no site

Contactos

www.cursopraticoarduino.pt

miguel-vieira97@hotmail.com

Arduino BT

O Arduino BT é uma placa de microcontrolador foi originalmente baseado no ATmega168 , mas agora é fornecido com o 328 ( folha de dados ) ea Bluegiga WT11 módulo Bluetooth ( detalhes e folha de dados [pdf]). Ele suporta comunicação serial sem fios através de Bluetooth (mas não é compatível com fones de ouvido Bluetooth ou outros dispositivos de áudio). Ele tem 14 pinos de entrada / saída digitais (dos quais 6 podem ser usados ​​como saídas PWM e pode ser usado para redefinir o WT11 módulo), 6 entradas analógicas, um de 16 MHz cristal oscilador, terminais de parafuso para poder, um cabeçalho ICSP e um botão de reset. 

Resumo

Microcontrolador ATmega328
Tensão operacional 5V
Tensão de entrada 2,5-12 V
Digital pinos I / O 14 (dos quais 6 fornecer saída PWM)
Pinos de entrada analógica 6
Corrente DC por I / O Pin 40 mA
Corrente DC 3.3V para Pin 500 mA (com uma fonte de energia capaz 1.5A)
Corrente DC de 5V Pin 1000 mA (com uma fonte de energia capaz 1.5A)
Memória flash 32 KB (dos quais 2 KB utilizado por bootloader)
SRAM 2 KB
EEPROM 1 KB
Velocidade do relógio 16 MHz
Módulo BT 2.1 WT11i -A- AI4

Esquemática e Referência projeto

Projeto de Referência: Eagle_File_Arduino_BT.zip 
esquemática: Arduino_BT.pdf

Poder

O Arduino BT pode ser alimentado através do V + e GND terminais de parafuso. A placa contém um convector de DC-DC, que permite que ele seja alimentado com tão pouco quanto 2,5 V, um máximo de 12V. As tensões mais elevadas ou polaridade invertida na fonte de alimentação pode danificar ou destruir a placa. A proteção para a conexão de polaridade inversa é apenas no terminal de parafuso.

Os pinos de energia são os seguintes:

  • + VIN. A tensão de entrada para a placa Arduino (ou seja, o mesmo que o V + terminal de parafuso). Você pode fornecer tensão por este pino, ou, se o fornecimento de tensão através dos terminais de parafuso, acessá-lo através deste pino. Aviso: A proteção para a conexão de polaridade inversa é apenas no terminal de parafuso, não atribuem tensões negativas a este pino. Ele vai danificar a placa.
  • 5V. Este pino produz um 5V regulado pelo regulador na placa. A placa pode ser alimentado com energia a partir do terminal de parafuso (2.5V - 12V) ou o pino VIN do conselho (2.5V-12V). Fornecimento de tensão através das 5V ou 3.3V pinos ignora o regulador, e pode danificar a placa. Nós não aconselho isso.
  • GND. Pinos de terra.

Memória

ATmega328 tem 32 KB de memória flash para armazenamento de código (dos quais 2 KB é usado para o bootloader).Tem 1 KB de SRAM e 512 bytes de EEPROM (que podem ser lidos e escritos com a biblioteca EEPROM ).

Entrada e saída

Cada um dos 14 pinos digitais do BT pode ser usado como uma entrada ou saída, usando pinMode () , digitalWrite () , edigitalRead () funções. Eles operam a 5 volts. Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40 mA e tem um resistor pull-up interno (desconectado por padrão) de 20-50 kOhms. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:

  • Serial: 0 (RX) e 1 (TX). Utiliza-se para recepção (RX) e transmitir os dados em série (TX) TTL. Estes pinos são ligados aos pinos correspondentes do Bluegiga WT11 módulo.
  • Interrupções externas: 2 e 3. Estes pinos podem ser configurados para disparar uma interrupção por um valor baixo, uma borda de subida ou queda, ou uma mudança de valor. Veja a attachInterrupt () função para obter detalhes.
  • PWM: 3, 5, 6, 9, 10, e 11. Fornecer saída PWM de 8 bits com a analogWrite () função.
  • SPI:. 10 (SS), 11 (MOSI), 12 (MISO), 13 (SCK) Estes pinos suportam comunicação SPI, que, embora fornecido pelo hardware subjacente, não está incluída na linguagem Arduino.
  • BT Repor: 7. conectado à linha de reset do Bluegiga WT11 módulo, que é ativo alto.
  • LED: 13. Há um built-in LED conectado ao pino digital 13. Quando o pino é de alto valor, o LED está ligado, quando o pino é baixo, ele está fora.

A BT tem 6 entradas analógicas, cada uma das quais com 10 bits de resolução (ie 1024 valores diferentes). Por padrão elas medem de 5 volts, embora seja possível mudar a extremidade superior da sua gama usando o pino AREF e um código de baixo nível. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:

  • 2 C: 4 (SDA) e 5 (SCL). Apoio I 2 C (TWI) a comunicação usando o biblioteca Wire (documentação no site da Fiação).

Há um par de outros pinos na placa:

  • AREF. Tensão de referência para as entradas analógicas. Usado com analogReference ().

Veja também o mapeamento entre os pinos do Arduino e as portas ATmega168 / 328 .

comunicação Bluetooth

A Bluegiga WT11 módulo no Arduino BT fornece comunicação Bluetooth com computadores, telefones e outros dispositivos Bluetooth. WT11 comunica com os ATmega328 via serial (compartilhados com os pinos RX e TX da placa).Ele vem configurado para 115200 comunicação de transmissão. O módulo deve ser configurável e é detectável por controladores Bluetooth do seu sistema operacional, que deve, então, fornecem uma porta virtual para uso por outros aplicativos. O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto sejam enviadas de e para a placa Arduino através desta conexão bluetooth. O conselho também pode ser reprogramado usando a mesma conexão sem fio.

WT11 é configurado especialmente para utilização no Arduino BT. Seu nome está definido para ARDUINOBT e senha para 12345. Para mais detalhes, consulte a completa esboço de inicialização .

Comunicação

O Arduino BT tem uma série de outras facilidades de comunicação. ATmega328 comunicação série do UART TTL (5V) está disponível nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX), bem como sendo ligado ao WT11 módulo.

biblioteca SoftwareSerial permite comunicação serial em qualquer um dos pinos digitais do BT.

ATmega328 também suporta I2C (TWI) e comunicação SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do I2C bus; ver a documentação no site do Wiring para mais detalhes. Para usar a comunicação SPI, consulte o ATmega328 folha de dados.

Programação

O Arduino BT pode ser programado com o software Arduino ( de download ). Para mais detalhes, consulte a referência etutoriais .

Os ATmega328 no Arduino BT vem preburned com um bootloader que permite o envio de novos códigos sem o uso de um programador de hardware externo. Ele se comunica usando o original STK500 protocolo ( de referência , arquivos de cabeçalho C ).

Você também pode ignorar o bootloader e programar o ATmega328 através do ICSP (In-Circuit Serial Programming);veja estas instruções para obter detalhes.

Características físicas

O comprimento e a largura máximas da BT são de aproximadamente 3,2 e 2,1 polegadas, respectivamente. Três orifícios de parafuso permitem que a placa para ser ligado a uma superfície ou caso. Note-se que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160 mil (0,16 "), e não um múltiplo do espaçamento de 100 milésimos de polegada os outros pinos.